DETONADO POKEMON RED E BLUE
Pallet Town
Você começa a sua jornada em Pallet Town, na sua casa. Antes de sair, vá no seu computador, depois em Withdraw e por último em Potion. É assim que você retira itens do seu PC. Fale com sua mãe e saia de casa. Fale com todos na cidade e depois tente sair pelo norte. Uma pessoa dirá: "Don't go in there! It's unsafe! Pokémon live on tall grass! I'm Prof. Oak" (Não vá para lá! è inseguro! Pokémons vivem na grama alta! Eu sou o Prof. Carvalho."). Então ele vai te levar para o laboratório dele, te dirá que você e Gary devem começar suas jornadas Pokémon e te dará a chance de escolher o seu primeiro Pokémon. Você pode escolher entre Charmander (fogo), Squirtle (água) ou Bulbasaur (planta/veneno) . Depois que você pegar seu Pokémon, Gary pegará o superior em relação aos elementos. Água é superior a fogo, grama (planta) é superior à água e fogo é superior à grama. Bulbasaur será melhor no começo e o pior depois, Charmander será ruim no começo mas o melhor depois e Squirtle é equilibrada (Por isso eu recomendo Squirtle, mas eu sempre escolho Charmander porque ele é o meu preferido). Gary te desafiará depois, mas ele não é tão difícil: apenas use bastante Tackle (Squirtle ou Bulbasaur) e Scratch (Charmander). Se ganhar, seu Pokémon crescerá um nível. Gary vai para baixo e some. É hora de ir para Viridian City.
Estrada para Viridian City
Na estrada, o primeiro cara que você ver te dará uma poção (Potion), é só conversar com ele. Como você ainda não tem Pokébolas para capturar Pokémons, apenas mate os Pidgeys e os Rattatas para ganhar pontos de experiência. Se o seu Pokémon se machucar, leve-o para casa para sua mãe cuidar dele.
Viridian City
Assim que você chegar à Viridian, cure seu Pokémon no Pokémon Center. Depois, vá para o Pokémon Mart e fale com o balconista. Ele te dará um item chamado Oak's Parcel (Pacote do Prof. Carvalho). Assim que você recebê-lo, volte para Pallet Town, desta vez pulando aquelas pedras que ficam no caminho (economiza tempo e batalhas). Entregue o item ao Prof. Carvalho e ele conversará com você e Gary e dará aos dois uma Pokédex (Pokéagenda). Gary dirá algo do tipo "Ash, I'm sorry but I dont' need you. I'll borrow a map from my sister, and I'll tell her to not lend you one!" (Ash, me desculpe mas eu não preciso de você. Eu emprestarei um mapa da minha irmã, e contarei a ela para não emprestar nenhum!). Ignore-o e vá pedir o mapa para a irmã dele. Pegue o mapa e volte para Viridian. Compre umas 5 Pokébolas e um ou dois antídotos (poções não são necessárias com Pokémon Center tão próximo). Ali perto, Pidgey e Rattata são os únicos Pokémons capturáveis (Para pontos de experiência, vá para o oeste e enfrente Gary, mas seus Pokémons devem estar pelo menos no nível 12) . No oeste da cidade existe um terreno com grama alta, onde você pode pegar Nidoran Female, Nidoran Male e Spearow.
Viridian Forest
Na floresta existem 3 treinadores, que usam apenas insetos. Se você começou com Squirtle, você terá chances decentes. Se começou com Bulbasaur, terá chances pobres. E se começou com Charmander, terá ótimas chances. Vá para o oeste e encontrará uma Pokébola, mas não escapará da grama alta e terá que enfrentar um Pokémon selvagem. Vá para a parte leste e para cima (partindo do começo) e enfrentará um treinador (é obrigatório enfrentá-lo). Seus Pokémons são: Weedle nível 6 (Bulbasaur é imune ao Poison Sting), e uma Caterpie nível 6. Daí vá para o norte e verá um treinador (enfrentá-lo é opcional, mas eu recomendo). Continue indo para o norte e pegue o Antídoto. Vá sempre para esquerda, até chegar a uma placa. Chegando na placa, vá para a direita e depois pro sul. Achará um item. Então vá para a esquerda e para cima. Enfrentará outro treinador. Uma dica: na frente deste treinador, há uma poção escondida. Portanto, fique na diagonal do treinador e aperte A: encontrará a tal poção. Vale lembrar que nessa floresta você encontrará Caterpies (versão azul), Metapods (versão azul), Weedles (versão vermelha), Kakunas (versão vermelha) e até Pikachus! Saindo da floresta, vá para cima para chegar a Pewter City.
Pewter City
Em Pewter City, visite o museu e vença Brock. Se não vencê-lo não pode ir ao Mt. Moon. Os Pokémons de Brock são um Geodude nível 12, e Onix nível 14. É fácil vencer Geodude e Onix com Bulbasaur e Squirtle, mas difícilimo com Charmander (evoluindo um Caterpie ou uma Weedle você terá mais chances de vencer, ou o seu Nidoran Male/Female). Vencendo Brock, você ganha a Insígina de Pedra (Boulderbadge), que aumenta o ataque de seus Pokémons e te permite usar a técninca FLASH (Um dos 5 HMs, que só podem ser usados se tiver insígnias: consulte a parte Líderes de ginásio e insígnias) . Compre algumas Pokébolas, um antídoto e um ou dois Escape Rope (não se preocupe com a grana: você ganhará vencendo Brock). Tente aumentar o nível dos seus Pokémons até 20, e você pode deixar apenas 1 destes acima de 20 . Se o 2º passar, não te obedecerá mais.
Mt. Moon
Antes de entrar no Mt. Moon, você pode capturar uma Jigglypuff na grama fora da montanha. O Mt. Moon é LONGO DEMAIS! Lá dentro você encontrará vários itens (entre eles, 2 Moon Stones). A Equipe Rocket aparece aqui pela primeira vez (não espere Jesse, James ou Meowth), e não se preocupe: são fáceis de se vencer. No começo do labirinto, vá para esquerda para pegar um item e depois para a direita e para cima. E então vá para a esquerda, até achar um HIKER (treinador de Pokémons) na frente de uma escada. Enfrente-o e desça a escada. Encontrará um membro da Equipe Rocket. Continue andando e chegará a uma escada com dois fósseis. Um SUPERNERD não deixará você passar sem luta. Depois de vencê-lo, pode escolher entre o Dome ou o Helix Fossil. O Dome Fossil contém Kabuto e o Helix Fossil contém Omanyte. Você só poderá conseguir Omanyte ou Kabuto bem depois, em Cinnabar Island, portanto assim que chegar à Cerulean deposite o fóssil em seu PC. Você pode conseguir Clefairy, Zubat, Geodude, e Paras no Mt. Moon.
Cerulean City
Você pegou um Pikachu na Viridian Forest? Se você tem uma Squirtle ou um Charmander, é melhor fortalecê-los bastante, mas se você tem um Bulbasaur será fácil vencer a treinadora do ginásio de Cerulean. Eu recomendo capturar uma Oddish ou uma Bellsprout. Enfrente Misty com um Pokémon do tipo grama ou elétrico, que será fácil. Nesse momento, esqueça Squirtle, Charmander e Geodude, se você o pegou. Terão pouca chance contra a Staryu nível 18 e a Starmie nível 21 de Misty. É preciso tomar cuidado com Starmie, ela tem um golpe Bubblebeam que tira MUITO da sua vida. Se vencer Misty, ganhará a INSÍGNIA DE CASCATA, que te permite usar a técnica CUT dentro e fora das batalhas e faz todos os Pokémons abaixo do nível 30 te obedecerem. Detalhe: se você for na casa à noroeste, há um cara explicando para que serve cada insígnia. Depois da explicação, saia por aquela porta na parte superior da casa. Se você ficar andando de um lado para outro, de cima para baixo e apertando A, você encontrará uma Rare Candy, que eleva um nível do seu Pokémon.
Estrada para a casa de Bill
A CASA DE BILL
Depois de derrotar Misty, vá em direção ao norte da cidade, indo para a ponte. Gary te desafiará, mas ele não é tão difícil assim. Vença-o e enfrente todos os treinadores da ponte. No final desta, haverá um cara da Equipe Rocket. Pegue o Nugget dele (venda o Nugget e ganhe $5000, ele não serve para nada mesmo) e vença-o. Vá para o mato no oeste e capture um Oddish (na versão vermelha) ou uma Bellsprout (na versão azul) e um Abra. Para capturar o Abra, apenas jogue uma Pokébola nele. Não é garantido, mas se você bater nele ele já desmaia (lembre-se: no jogo, Pokémons não morrem, apenas desmaiam). Vá para o leste para ir na casa de Bill, e você verá vários treinadores. Vença-os, não é difícil (dica: um rapaz estará bloqueando uma passagem onde há um item. Atraia-o para perto de você e vença-o. Depois, passe por trás dele e pegue o item). Quando chegar na casa de Bill, você verá um Pokémon, e não uma pessoa. Fale com o Pokémon e depois vá no computador e aperte A. Sairá uma pessoa dali, que é Bill. Fale com ele e ele te dará um S. S. Ticket, para pegar o navio S. S. Anne. Saia da casa de Bill, espere um tempo e volte para lá. Vá no computador dele e veja Eevee, Flareon, Jolteon e Vaporeon. Volte para Cerulean e note que o policial na frente da casa se moveu. Entre na casa, saia por cima e verá um ROCKET! Vença-o e ganhe o TM28, Dig (dica: se você pegou um Sandshrew (versão azul) à esquerda da cidade, é o melhor Pokémon para se ensinar a técnica). Vá para o sul, capture um Meowth (azul) ou um Mankey (vermelha) e entre na passagem subterrânea para Vermillion (há um Full Restore escondido no subterrâneo, repita o processo da Rare Candy).
Vermilion City
Chegando em Vermilion, cure seu Pokémon e vá para esquerda, na casa do Fishing Guru (guru da pescaria). Ganhe um Old Rod dele e capture uma Magikarp com o item (você pode achá-la ridícula, afinal seus golpes não fazem efeito. Mas evolua-a e conseguirá um Gyarados, Pokémon fortíssimo que é uma mistura de água com voador). Depois, vá no Pokémon Fan Club à esquerda e abaixo, converse com o líder do clube e ganhe um Bike Voucher, que troca-se por um bicicleta. Depois, troque com uma menina um Spearow por um Pokémon raro, Farfetch'D. Então volte para Cerulean, pegue sua Bike e volte de novo para Vermilion. Desça a "ponte" e entre no S. S. Anne.
S.S. Anne
No S.S. Anne, você encontrará ótimos treinadores de Pokémon e Gary. Vença-os e então procure o capitão do navio. Converse com ele e ele te dará o HM 01, CUT. Atenção: se você for na cozinha do navio, achará uma Great Ball dentro do lixo. Não se esqueça de pegar todos os itens dentro das salas do navio. Depois de fazer tudo isso, volte para Vermilion.
Vermilion City 2
De volta a Vermilion, vá ao ginásio da cidade. Resolva o enigma das latas de lixo (descubra a primeira e a segunda estará bem próxima. Você precisa descobrir quais são as duas) e enfrente o Tenente Surge. Ele usará um Voltorb nível 21, um Pikachu nível 18 e um Raichu nível 21. Charmander ou Bulbasaur são boas pedidas, mas Squirtle perderá fácil. Se não tiver Charmander ou Bulbasaur, use Sandshrew, Geodude, Bellsprout ou Oddish. Se vencer Surge, ganhará a INSÍGNIA DO TROVÃO (Thunderbadge), que te permite usar a técnica FLY e aumenta a velocidade dos seus Pokémons um pouco. O próximo passo é entrar na Diglett's Cave, à direita da cidade. Leve Pokébolas com você.
Diglett's Cave
Não há muita coisa a fazer aqui, mas ande na sua bike e capture um Diglett e talvez um Dugtrio. Saindo da caverna, encontrará uma casa. Nela, você pode trocar um Abra por um Mr.Mime, Pokémon raro. Num prédio, achará um ajudante do Prof. Oak, que te dará o HM 05, com a técnica FLASH. Pegue também os itens que estão mais para baixo (precisará usar CUT), entre eles uma Moon Stone. Feito isso, volte para Vermilion e enfrente o Mini-Labirinto.
Mini-Labirinto
O Mini-Labirinto também não é das coisas mais úteis. Apenas enfrente os treinadores espalhados por ali para ganhar pontos de experiência, e capture Sandshrew (azul) ou Ekans (vermelha), Spearow e Drowzee. Detalhe: o mini-labirinto é o único lugar onde pode-se capturar Drowzee, portanto APROVEITE! Agora volte para Cerulean City e rume para o Rock Tunnel. Na estrada, encontrará alguns treinadores, enfrente-os e ganhe pontos de experiência.
Rock Tunnel
Antes de entrar no Rock Tunnel, você encontrará um riozinho (memorize-o: navegando nele você encontrará o lugar onde está Zapdos), a grama alta e um monte de pedrinhas daquelas que você pode passar por cima. Cure seu Pokémon no Pokémon Center abaixo, então volte para cima e capture um Voltorb. Equipe o FLASH em um Pokémon (eu usei no Drowzee, mas você pode colocá-lo em vários outros, entre eles Voltorb e Pikachu) e entre no Rock Tunnel. Use o FLASH lá dentro. O labirinto não é tão confuso, dá para passar por ele sem problemas. Você encontrará vários treinadores dentro do túnel, entre eles vários Pokémaniacs, com Pokémons raros. Vença todos para ganhar pontos de experiência, mas tome cuidado: não esqueça que o limite dos seus Pokémons é o nível 30. Dentro do túnel, aparecerão Zubat, Geodude, Machop e Onix. Para Onix, prefira usar aquela Great Ball encontrada no lixo do S.S. Anne: é muito difícil de capturá-la.
Lavender Town
Saindo da caverna, você encontrará diversos treinadores de Pokémon. Não é obrigatório lutar com eles, apenas vá para baixo e cure seu Pokémon no Pokémon Center. Compre algumas Great Balls para o "episódio" seguinte. Detalhe: se você se arrependeu de algum apelido que deu para um Pokémon, entre numa das casas e converse com o NAME RATER. Você pode mudar os apelidos dessa maneira. Vá para a esquerda, enfrente alguns treinadores e capture um Vulpix (azul) ou um Growlithe (vermelha). Entre na passagem subterrânea para ir à cidade de Celadon.
Celadon City
Chegando em Celadon, a primeira coisa que você deve fazer é derrotar Erika, a líder do ginásio Pokémon da cidade. É preciso ter um Pokémon com a técnica CUT, primeiro para ter acesso ao ginásio, depois para ter acesso a Erika. É necessário enfrentar pelo menos 3 treinadores antes de chegar a Erika. Eu recomendo trazer um ou dois Pokémons de fogo e um ou dois Pokémons voadores. Portanto, leve Charmeleon (ou Growlithe ou Vulpix, se começou com outro) e Pidgeotto (ou Fearow) para enfrentá-la. Vencendo Erika, você ganha a INSÍGNIA DO ARCO ÍRIS (Rainbowbadge), que faz os Pokémons até o nível 50 obedecerem e te permite usar a técnica STRENGHT dentro e fora da batalha. Agora saia do ginásio e vá na mansão da cidade de Celadon. Converse com todo mundo lá dentro e saia. Feito isso, dê a volta POR CIMA do Centro Pokémon e entre na mansão pela porta dos fundos. Suba as escadas e entre na casinha. Pegue o Eevee ali e converse com o cara. Vá embora. Já fora da mansão, entre na loja de departamentos da cidade de Celadon. Aqui estão algumas coisas importantes que você deve fazer lá dentro: 1-) Compre Great Balls, Revives e outros itens importantes no 2º andar; 2-) Vá ao 3º andar e converse com o balconista. Ele te dará o TM18, com a técnica COUNTER (um golpe forte); 3-) No 4º andar, compre várias Elemental Stones, que servem para evoluir alguns Pokémons (consulte a Pokédex para descobrir quais Pokémons evoluem com essas Elemental Stones); 4-) No 5º andar, suba uma escada que dá acesso ao telhado. Lá, compre os três refrigerantes e entregue-os para a menininha. Ela te dará TMs em troca, que são: TM 13 (Ice Beam), TM 48 (Rock Slide) e TM 49 (Tri Attack). Compre uma Fresh Water extra, e NÃO USE-A! Agora saia da loja e vá para a esquerda. Há um Snorlax dormindo ali, mas não se importe: corte o pequeno arbusto e suba. Atravese o posto com o velho lá e entre na casinha. Você ganhará o HM 02, FLY. Ensine-o para um Pidgeot, Fearow ou o Farfetch'D, se você usá-lo. Agora, pegue um Coin Case numa casinha no sul da cidade. Vá para o Game Corner e enfrente o Rocket. Vença-o e aperte a alavanca. Uma escada se abrirá à direita. Você chegará ao porão do Game Corner. Resolva os quebra-cabeças com aquelas direções malucas e vença os Rockets. Um deles vai te entregar a Lift Key, que serve para usar o elevador. Use-o e vá para o 4º subsolo. Vença os Rockets e terá o seu primeiro confronto com Giovanni. Ele usará uma Onix, um Rhydon e uma Kangaskhan. Ganhe dele e receberá o Silph Scope, máquina que serve para identificar fantasmas. Feito isso, voe para Lavender Town.
Lavender Town 2
Nada mudou, apenas cure seus Pokémons e entre na Pokémon Tower. Enfrente (e capture!) os Gastlies, Haunters e Cubones dentro do torre. Terá que vencer também as Channelers, que treinam Pokémons fantasmas e estão possuídas. No último andar, antes de subir a escada, encontrará um Marowak. Não pode capturá-lo, apenas faça-o desmaiar (Pokémons não morrem!) e suba a escada. Ganhe dos Rockets e fale com o velho senhor, que se chama Mr. Fuji. Ele o levará para sua casa e dará a Poké Flauta, que serve para acordar Pokémons adormecidos. Agora você pode tentar capturar o Snorlax em Celadon, mas não faça-o desmaiar: existem apenas dois deles no jogo. É hora de ir para Saffron.
Saffron City
Eu não falei para preservar a Fresh Water? Agora o guarda te deixará passar e entrar em Saffron. Primeiro, vença os treinadores de Pokémons lutadores no Dojo. Você ganhará como prêmio ou um Hitmonchan ou um Hitmonlee, ambos no nível 30. Infelizmente, antes de enfrentar Sabrina, a mestra do ginásio Pokémon da cidade, você deve salvar Saffron. Entre no prédio da Silph (não se preocupe, o guarda deixará você passar: ele está dormindo!) e vá direto para o 5º andar, para evitar batalhas (a menos que você queira desafiar pessoas, mas aí vai ter confusão). Entre no teletransportador lá em baixo e você chegará a uma sala. Lá, entre de novo no teletransportador. Você vai voltar ao 5ºandar, mas agora experimente ir para baixo. Ganhe do Rocket , pegue o Card Key, entre no teletransportador à esquerda, chegue na sala, entre no transp. e desta vez vá para cima. Entre no transp. de cima e esquerda e vai chegar a outro andar. Vá para direita e para baixo, abra as portas da esquerda com o Card Key e vai chegar numa salinha com uma mesa bem no centro e um transp. . Entre nele e encontrará Gary. Vença-o e converse com o homem ao lado. Ele te dará Lapras, um ótimo Pokémon água/gelo. Entre no outro transp, de baixo, e enfrente o Rocket. Entre na sala e enfrente Giovanni. Use nele Pokémons aquáticos, de grama ou voadores, pois ele usa Pokémons tipo solo (EVITE AO MÁXIMO OS POKÉMONS ELÉTRICOS!). Você ganhará uma Master Ball do presidente da empresa. GUARDE-A no seu PC, pois depois ele será imprescindível para capturar Mewtwo. Agora os Rockets caíram fora e você pode enfrentar Sabrina. Ela usa Pokémons Psíquicos, que têm poderes poderosos, como Psychic e Psywave. Entre nos portais para chegar a ela. Seus Pokémons precisam estar pelo menos no nível 40, pois Sabrina usa Kadabra nv.38, Mr. Mime nv.37, Venomoth nv.38 e Alakazam nv.43. Usar Pokémons fantasmas contra ela é sucesso garantido, mas evite Pokémons tipo Veneno (como Bulbasaur) e lutador (Primeape ou o Hitmonchan/lee). Vencendo Sabrina, você recebe a INSÍGNIA DO PÂNTANO (Marshbadge), que te permite usar Pokémons até o nível 70. Agora, vá ao sul de Lavender Town, na zona de pesca. Memorize onde está Snorlax ( para depois capturá-lo com uma Ultra Ball, conseguida em Fuchsia, próxima cidade) e na casinha do meio do caminho ganhe o Super Rod, que serve para pescar. No caminho de Fuchsia você pode capturar: Ditto, Venonat, Bellsprout e Weepinbell (azul), Oddish e Gloom (vermelha), Pidgey, Pidgeotto e Doduo. Vale lembrar que você pode ir a Fuchsia por outro caminho, indo pela Cycling Road à esquerda de Celadon. Ali você encontrará, de bom, Doduo, Fearow e Raticate, e o caminho é bem mais fácil. Porém, dê adeus a Snorlax e ao Super Rod.
Fuchsia City
Agora que você chegou a Fuchsia City, a primeira coisa a fazer é derrotar Koga, o mestre o ginásio local. Ele usa Pokémons venenosos, portanto um Pokémon do tipo solo ou psíquico dão conta do recado. Koga usará Koffing (nv.37), Muk (nv.39), Koffing (nv.37) e Weezing (nv.43). Vencendo-o, ganhará a INSÍGNIA DA ALMA (Soul Badge), que te permite usar a técnica SURF dentro e fora das batalhas. Além disso, aumenta um pouco a defesa dos seus Pokémons. Saia do ginásio e explore a cidade. Numa casa no sudeste da cidade está uma casinha com um parente do Fishing Guru. Ele te dará o Good Rod (se você fez o primeiro caminho para Fuchsia, você já tem a melhor vara, que é a Super Rod. Se tiver, esqueça o Good Rod). Depois de vê-lo, vá conhecer o Safari Zone, no norte da cidade. É o único lugar para capturar alguns Pokémons, como Tauros (apenas jogue Safari Balls nele), Chansey (mesmo esquema), Exeggcute (uma comida, uma rocha e uma Safari Ball para a captura), Scyther (prefira comprá-lo em Celadon, ele só está disponível na versão vermelha), Pinsir (mesma coisa, só que a versão é a azul), Dratini (pesque-o com o Super Rod e atire Safari Balls), Kangaskhan (atire Safari Balls), Rhyhorn (Safari Balls nele!) e Venomoth (faça o que quiser). Prefira capturá-los depois, porque antes você deve procurar a Casa Secreta (Secret House). Para achá-la, proceda da seguinte maneira: de onde você começa, vá para a direita, onde existem setas azuis apontando. Na área seguinte, suba pela escada (a primeira) e desça pelo outro lado no qual você não podia chegar. Vá para cima e depois para a direita, até chegar a uma escada. Suba-a e desça do outro lado. Vá para direita, cima e depois esquerda (ou seja, dê a volta) e vá para o lugar indicado pelas setas azuis. Nessa área, CUIDADO! NÃO suba na primeira escada que você ver, pois ela te levará a um espaço inteiro em branco. NÃO subindo, vá para a esquerda e suba PELA OUTRA escada e vá para esquerda e para baixo, até descer pela outra escada. Escada descida, vá para cima o máximo depois para direita, suba um pouco e vá para a esquerda o máximo. Desça tudo até sair pelas setinhas azuis. Você chegou à área da Secret House! Mas antes de entrar lá, pegue a bola com o item Gold Teeth, que ajudará Warden a falar. Agora entre na Secret House e receba o HM 03, com SURF! Ensine já SURF para seu Pokémon e beleza: depois de sair do Safari Zone, volte para pegar os itens e os Pokémons que você deve pegar. Feito isso, vá na casa de Warden (vizinho do pescador) e entregue-o o Gold Teeth. Ele te dará o HM 04, que contém Strenght. Ensine-o a um Pokémon e tire aquela pedra do caminho. Você pegará uma bola com o item Rare Candy! Bom, chega de Fuchsia City. Primeiro, voe para Pewter City, corte um arbusto próximo ao museu, entre na "casa" ao lado do museu. Lá dentro, encontrará três cientistas. Com um deles, você conseguirá o item Old Amber, usado para conseguir Aerodactyl. Fique de olho: essa é uma ótima hora para conseguir Zapdos. Vá para Cerulean e pegue a estrada para o Rock Tunnel, mas não entre no túnel: SURFE pelo riozinho de cima, acompanhando o fluxo. Você vai parar na frente de um prédio, que é a Power Plant. Enfrente o Pokémaniac e entre lá. Você encontrará Magnemite, Magneton, Votorb, Electrode, Pikachu, Raichu (azul) e Electabuzz (vermelha). Zapdos está na parte noroeste da fábrica, portanto no começo vá bastante para a direita e depois para a esquerda. Para capturar Zapdos, faça-o dormir (ou congele-o com o Lapras ou com uma Jynx, que é trocada por um Poliwhirl em Cerulean) e capture-o com uma Ultra Ball. Volte para Fuchsia e vá para baixo. Agora rumo às Seafoam Islands.
Seafoam Islands
Saindo da parte sul de Fuchsia, vá SURFANDO para o sul e para o oeste. Você encontrará uma ilha com duas "cavernas": Seafoam Islands. Nas Seafoam Islands, você tem dois objetivos: 1-) Capturar o super-raro-e-poderoso pássaro lendário Articuno (meu Pokémon preferido); 2-) Encontrar a saída para o outro lado da ilha, que dará acesso à ilha de Cinnabar. Seafoam é cheia de Pokémons novos, e também um dos labirintos mais chatos do jogo. Os dois últimos andares são cobertos por uma correnteza tão forte que é impossível surfar por ali. Assim que entrar na caverna, vá para a direita e para cima. Você verá uma pedra. Empurre-a para o buraco, utilizando a técnica Strenght. Agora, entre no buraco. Repita o processo nos outros andares que você cair, até chegar na água. Você será levado pela correnteza até um outro lugar. Suba a escada, depois vá para a esquerda e para baixo e entre na outra escada. Você vai chegar a um lugar com quatro pedras. Empurre uma em cada buraco e caia neste. Você vai aparecer na água. Vá para cima e suba num lugar com um pássaro.
Ele é Articuno, o pássaro lendário Pokémon de gelo. Para derrotá-lo, use técnicas como Sleep Powder, Sing, Hypnosis e Lovely Kiss, que servem para dormir. Mas você ainda não consegue sair da ilha. Por isso, volte ao começo dela pelas escadas, indo até a entrada. Não saia: suba a escada e apareça do outro lado, onde há uma pedra e um buraco. Repita o processo das outras pedras até cair na água. Pronto! Agora não há mais correnteza, e você pode surfar até um terreno no sudoeste daquele onde haviam as quatro pedras. Suba as escadas e saia das ilhas. Vale lembrar que nessas ilhas você encontrará Seel, Slowpoke, Psyduck, Golduck, Horsea (vermelha), Krabby (azul), Zubat, Golbat, Shellder, Staryu, Kingler (azul), Dewgong, Seadra (vermelha) e Slowbro. Agora, rumo a Cinnabar Island.
Cinnabar Island
Saindo das Seafoam Islands, SURFE para o oeste, vença alguns treinadores no caminho e enfim você estará em Cinnabar Island. Primeiro, leve seus Pokémons ao Pokémon Center. Depois, vá no prédio ao lado do Pokécenter. Esse prédio é um centro de pesquisas Pokémon. Na 3ª porta da esquerda para a direita, haverá um cara querendo ressuscitar Pokémons fósseis. Leve o Helix/Dome Fossil e o Old Amber para ele. Espere um tempo fora do prédio e quando voltar, seus Pokémons novos estarão vivos! Compre alguns Burn Heals, um Escape Rope, algumas Ultra Balls e salve. Entre no prédio no noroeste da ilha (o de cima), e suba na primeira escada que ver. No outro andar, vá para cima e suba a outra escada. No 3º andar, vá um pouco para baixo e para direita. Você verá uma "escultura" Pokémon. Aperte A na frente dela e diga YES. Agora, vá para a direita e "pule" do lugar sem grades (é só ir para frente). Você voltou ao 1º andar. Agora, você verá uma escada para baixo: desça-a. Aparecerá em outro andar. Agora entre na salinha à esquerda e acione a alavanca. Saia pela esquerda e entre na "sala" à direita (se quiser, lute com o cientista). Acione a alavanca do 1º lugar e vá para a esquerda.
Pegue a Secret Key, volte pela direita e acione a alavanca novamente. Saia dali por perto do cientista, entre na sala pequena da esquerda e acione a alavanca novamente (complicado!). Saia da salinha e suba a escada. Agora, saia do lugar indo para cima e para a direita, depois para baixo (para evitar todo esse processo de fuga, compre um Escape Rope). Vale dizer que no prédio você pode capturar Koffing, Weezing, Growlithe (vermelha), Grimer, Muk, Vulpix(azul), Magmar (azul) e Ponyta. Agora, você pode entrar no ginásio da cidade. Você verá que todas as passagens estão bloqueadas, para desbloqueá-las você tem duas alternativas: ou você enfrenta todos os treinadores do ginásio ou você responde as perguntas indagadas pelas máquinas, que aliás são bem difíceis. Blaine usa Growlithe nv.42, Rapidash nv.42, Ponyta nv.40 e Arcanine nv.47. Se você escolheu Bulbasaur, o tempo vai fechar para você. Porém, com Squirtle será bico, use apenas golpes aquáticos e vença a partida. Com um Charmander bem preparado, você também pode ganhar: apenas use golpes normais, como Slash ou Strenght (que eu ensinei para o meu) e esqueça os golpes de fogo. Resumindo: use água, solo, rocha ou fogo sem golpes de fogo; e evite grama, gelo e inseto. Ganhando a INSÍGNIA DO VULCÃO, as habilidades especiais dos seus Pokémons melhoram um pouco.
Viridian City 2
Com a sétima Insígnia na jaqueta, é hora de concluir seu serviçono último ginásio, o de Viridian City (estava fechado no início do jogo, lembra?). Voe para lá e entre no Ginásio. Esse ginásio é cheio de corredores, teletransportes e treinadores, dos quais apenas poucos são obrigatórios. O mestre deste Ginásio é (tchantchantchantchan...) Giovanni! Ele usará 5 Pokémons do tipo solo: Rhyhorn nv.45, Dugtrio nv.42, Nidoqueen nv.43, Nidoking nv.45 e Rhydon nv.50. A batalha será difícil se os seus Pokémons estiverem abaixo do nível 50, portanto ganhe bastante experiência antes de encarar essa luta. Use uma equipe formada por bichos do tipo grama, água e gelo para obter uma vitória fácil (eu usei Exeggutor, Starmie e Articuno contra todo mundo. Não perdi sequer um ponto de vida...). Se vencer Giovanni, ganhará o TM 27 (técnica Fissure) e a Insígnia da Terra (Earthbadge), que faz com que TODOS os Pokémons te obedeçam!
Pokémon League/Victory Road
Este é seu último desafio para provar a todos suas habilidades como treinador Pokémon. Para isso, você deverá enfrentar os 4 melhores treinadores do mundo, conhecidos como a Elite 4. Compre alguns itens de resrva e saia de Viridian pelo lado esquerdo. No meio da Rota 22 você será obrigado a enfrentar Gary mais uma vez. Se tiver problemas nesta luta, quer dizer que ainda não está pronto para encarar a batalha final, então treine um pouco mais. Você só conseguirá entrar no QG da Liga Pokémon se tiver conseguido as 8 insígnias. Depois de um longo caminho estará a entrada da caverna chamada Victory Road. O segredo aqui é usar a técnica Strenght para empurrar pedras para cima de botões que liberam novos caminhos. Existem dois caminhos, um para chegar ao pássaro Moltres (use Articuno para congelá-lo com o Ice Beam, mas ele não pode estar muito poderoso. Se estiver, use Hypnosis contra ele, mas não use Sleep Powder, porque é um ataque de planta, que não tem efeito sobre Pokémons de fogo) e outro para sair dali. Para conseguir Moltres, faça o seguinte: 1-)mova (com Strenght) a pedra da esquerda para o botão que fica na direita, logo na entrada. Agora suba na escada e desça pela outra escada. Suba a escada preta e vai aparecer em outro andar; 2-) mova a pedra até o botão do canto superior esquerdo e desça a escada preta. Você aparecerá onde Moltres está. Capture-o e volte à escada.
Recoloque a pedra no botão do canto superior esquerdo, vá para a direita e para baixo e suba a escada para a "montanha". Desça pela outra escada, vá para baixo e empurre a pedra para o buraco. Agora no outro andar empurre a pedra para o botão. Suba a escada para a montanha e suba a escada preta. Vá subindo as escadas até sair da Victory Road e pronto! Os Pokémons que você pode encontrar na Victory Road: Machop, Machoke, Geodude, Graveler, Zubat, Golbat, Onix, Marowak e Venomoth. Alguns estão por volta do nível 41, portanto cuidado! Outra coisa: os treinadores que você enfrentará na estrada são fortíssimos! Portanto, é bom ter um bom abastecimento de itens.
A Elite 4
Finalmente, o momento da batalha final. No Indigo Plateau você terá a chance de recarregar suas energias, comprar algumas provisões para o combate final e escolher os seus Pokémons mais bem preparados e experientes (para enfrentar os treinadores, eu recomendo usar a seguinte equipe: Charizard, Nidoking, Articuno, Beedrill, Blastoise e Exeggutor. Se não tiver Blastoise, substitua por Starmie). Abasteça-se bem, porque uma vez começada a briga, não há mais como sair. Você enfrentará os 4 melhores treinadores da Liga, cada um especializado em um tipo de Pokémon. À medida em que você derrotar cada um, a porta para o dessfio se abrirá. Este é o momento pelo qual você se preparou o jogo inteiro, então faça o melhor que puder! A primeira é Lorelei, treinadora de Pokémons de gelo. Seus Pokémons são Dewgong nv.54, Cloyster nv. 53, Slowbro nv.54, Jynx nv.56, e Lapras nv.56. Use um Pokémon elétrico ou de planta no 1º ao 3º e no 5º, e um de fogo no 4º. A especialidade de Bruno, o próximo, são Pokémons do tipo lutador e rocha. Os Pokémons usados são: Onix nv.53, Hitmonchan nv.55, Hitmonlee nv.55, Onix nv.56 e Machamp nv.58. Use Pokémons de gelo ou água no 1º e 4º e voador no resto (Articuno é perfeito por aqui). Agatha é a próxima. Ela usa Pokémons 3 fantasmas/venenosos, um voador/venenoso e um venenoso, portanto use ataques do tipo solo, como Dig, Fissure e Earthquake. Agatha usa: Gengar nv.56, Golbat nv.56, Haunter nv.55, Arbok nv.58 e Gengar nv.60. O último é Lance, o treinador de Pokémons Dragão, todos com nível 56+. Use Pokémons do tipo Gelo e Dragão contra ele, que a batalha será moleza. Ele usa Gyarados nv.58, Dragonair nv. 56, Dragonair nv.56, Aerodactyl nv.60 e Dragonite nv.62.
Agora Gary
Para enfrentar Gary, seus Pokémons devem estar pelo menos no nível 65, caso contrário a luta será difícil. Gary sempre usará como seus três primeiros Pokémons Pidgeot nv.61, Alakazam nv.59 e Rhydon nv.61. Os três restantes mudam de acordo com qual Pokémon ele começou. Veja essa tabela para ver quais os últimos 3 Pokémons que ele usará contra você: Se você começa com: Os 3 Pokémons finais serão: Charmander Arcanine, Exeggutor e Blastoise. Squirtle Gyarados, Arcanine e Venusaur. Bulbasaur Exeggutor, Gyarados e Charizard. Eu uso Articuno contra o Pidgeot, Beedrill contra Alakazam, Blastoise contra Rhydon, Articuno contra Gyarados, Blastoise contra Arcanine e Charizard contra Venusaur. É fácil ganhar desse modo.
Campeão da liga/Unknown Dungeon
Esse último labirinto só fica disponível depois que você finalizar o jogo. Após os créditos finais, escolha a opção Continue para retornar ao jogo. Você recomeçará em Pallet Town. Voe até Cerulean City e cure os seus Pokémons no Pokémon Center. Siga para a rota 24 e entre na água usando o SURF. Desça até uma caverna afastada. Este é o Unknown Dungeon, lar do preciosíssimo Mewtwo,o Pokémon nº150, desenvolvido em laboratório. Para encontrá-lo, desça até o nível mais baixo do subterrâneo e nade até o canto inferior esquerdo. O único modo garantido de capturar Mewtwo é usando a Master Ball, que você conseguiu com o presidente da Silph Co. Se você tiver ela na mão, nem se preocupe em lutar: arremesse-a direto. Caso já tenha gastado, congele-o e jogue umas Ultra Balls. Detalhe: nessa caverna, você pode capturar Dodrio, Venomoth, Kadabra , Rhydon, Marowak, Electrode, Chansey, Wigglytuff, Ditto, Parasect, Raichu, Arbok (vermelha), Sandslash (azul), Golbat, Hypno e Magneton.
Celadon City 2
Depois de capturar os 150 Pokémons, vá para Celadon City, depois na mansão da Game Freak. Vá ao 3º andar e converse com o cara que não está no PC: ele te dará um certificado de excelência, comprovando a captura dos 150 Pokémons. Parabéns!
Você começa a sua jornada em Pallet Town, na sua casa. Antes de sair, vá no seu computador, depois em Withdraw e por último em Potion. É assim que você retira itens do seu PC. Fale com sua mãe e saia de casa. Fale com todos na cidade e depois tente sair pelo norte. Uma pessoa dirá: "Don't go in there! It's unsafe! Pokémon live on tall grass! I'm Prof. Oak" (Não vá para lá! è inseguro! Pokémons vivem na grama alta! Eu sou o Prof. Carvalho."). Então ele vai te levar para o laboratório dele, te dirá que você e Gary devem começar suas jornadas Pokémon e te dará a chance de escolher o seu primeiro Pokémon. Você pode escolher entre Charmander (fogo), Squirtle (água) ou Bulbasaur (planta/veneno) . Depois que você pegar seu Pokémon, Gary pegará o superior em relação aos elementos. Água é superior a fogo, grama (planta) é superior à água e fogo é superior à grama. Bulbasaur será melhor no começo e o pior depois, Charmander será ruim no começo mas o melhor depois e Squirtle é equilibrada (Por isso eu recomendo Squirtle, mas eu sempre escolho Charmander porque ele é o meu preferido). Gary te desafiará depois, mas ele não é tão difícil: apenas use bastante Tackle (Squirtle ou Bulbasaur) e Scratch (Charmander). Se ganhar, seu Pokémon crescerá um nível. Gary vai para baixo e some. É hora de ir para Viridian City.
Estrada para Viridian City
Na estrada, o primeiro cara que você ver te dará uma poção (Potion), é só conversar com ele. Como você ainda não tem Pokébolas para capturar Pokémons, apenas mate os Pidgeys e os Rattatas para ganhar pontos de experiência. Se o seu Pokémon se machucar, leve-o para casa para sua mãe cuidar dele.
Viridian City
Assim que você chegar à Viridian, cure seu Pokémon no Pokémon Center. Depois, vá para o Pokémon Mart e fale com o balconista. Ele te dará um item chamado Oak's Parcel (Pacote do Prof. Carvalho). Assim que você recebê-lo, volte para Pallet Town, desta vez pulando aquelas pedras que ficam no caminho (economiza tempo e batalhas). Entregue o item ao Prof. Carvalho e ele conversará com você e Gary e dará aos dois uma Pokédex (Pokéagenda). Gary dirá algo do tipo "Ash, I'm sorry but I dont' need you. I'll borrow a map from my sister, and I'll tell her to not lend you one!" (Ash, me desculpe mas eu não preciso de você. Eu emprestarei um mapa da minha irmã, e contarei a ela para não emprestar nenhum!). Ignore-o e vá pedir o mapa para a irmã dele. Pegue o mapa e volte para Viridian. Compre umas 5 Pokébolas e um ou dois antídotos (poções não são necessárias com Pokémon Center tão próximo). Ali perto, Pidgey e Rattata são os únicos Pokémons capturáveis (Para pontos de experiência, vá para o oeste e enfrente Gary, mas seus Pokémons devem estar pelo menos no nível 12) . No oeste da cidade existe um terreno com grama alta, onde você pode pegar Nidoran Female, Nidoran Male e Spearow.
Viridian Forest
Na floresta existem 3 treinadores, que usam apenas insetos. Se você começou com Squirtle, você terá chances decentes. Se começou com Bulbasaur, terá chances pobres. E se começou com Charmander, terá ótimas chances. Vá para o oeste e encontrará uma Pokébola, mas não escapará da grama alta e terá que enfrentar um Pokémon selvagem. Vá para a parte leste e para cima (partindo do começo) e enfrentará um treinador (é obrigatório enfrentá-lo). Seus Pokémons são: Weedle nível 6 (Bulbasaur é imune ao Poison Sting), e uma Caterpie nível 6. Daí vá para o norte e verá um treinador (enfrentá-lo é opcional, mas eu recomendo). Continue indo para o norte e pegue o Antídoto. Vá sempre para esquerda, até chegar a uma placa. Chegando na placa, vá para a direita e depois pro sul. Achará um item. Então vá para a esquerda e para cima. Enfrentará outro treinador. Uma dica: na frente deste treinador, há uma poção escondida. Portanto, fique na diagonal do treinador e aperte A: encontrará a tal poção. Vale lembrar que nessa floresta você encontrará Caterpies (versão azul), Metapods (versão azul), Weedles (versão vermelha), Kakunas (versão vermelha) e até Pikachus! Saindo da floresta, vá para cima para chegar a Pewter City.
Pewter City
Em Pewter City, visite o museu e vença Brock. Se não vencê-lo não pode ir ao Mt. Moon. Os Pokémons de Brock são um Geodude nível 12, e Onix nível 14. É fácil vencer Geodude e Onix com Bulbasaur e Squirtle, mas difícilimo com Charmander (evoluindo um Caterpie ou uma Weedle você terá mais chances de vencer, ou o seu Nidoran Male/Female). Vencendo Brock, você ganha a Insígina de Pedra (Boulderbadge), que aumenta o ataque de seus Pokémons e te permite usar a técninca FLASH (Um dos 5 HMs, que só podem ser usados se tiver insígnias: consulte a parte Líderes de ginásio e insígnias) . Compre algumas Pokébolas, um antídoto e um ou dois Escape Rope (não se preocupe com a grana: você ganhará vencendo Brock). Tente aumentar o nível dos seus Pokémons até 20, e você pode deixar apenas 1 destes acima de 20 . Se o 2º passar, não te obedecerá mais.
Mt. Moon
Antes de entrar no Mt. Moon, você pode capturar uma Jigglypuff na grama fora da montanha. O Mt. Moon é LONGO DEMAIS! Lá dentro você encontrará vários itens (entre eles, 2 Moon Stones). A Equipe Rocket aparece aqui pela primeira vez (não espere Jesse, James ou Meowth), e não se preocupe: são fáceis de se vencer. No começo do labirinto, vá para esquerda para pegar um item e depois para a direita e para cima. E então vá para a esquerda, até achar um HIKER (treinador de Pokémons) na frente de uma escada. Enfrente-o e desça a escada. Encontrará um membro da Equipe Rocket. Continue andando e chegará a uma escada com dois fósseis. Um SUPERNERD não deixará você passar sem luta. Depois de vencê-lo, pode escolher entre o Dome ou o Helix Fossil. O Dome Fossil contém Kabuto e o Helix Fossil contém Omanyte. Você só poderá conseguir Omanyte ou Kabuto bem depois, em Cinnabar Island, portanto assim que chegar à Cerulean deposite o fóssil em seu PC. Você pode conseguir Clefairy, Zubat, Geodude, e Paras no Mt. Moon.
Cerulean City
Você pegou um Pikachu na Viridian Forest? Se você tem uma Squirtle ou um Charmander, é melhor fortalecê-los bastante, mas se você tem um Bulbasaur será fácil vencer a treinadora do ginásio de Cerulean. Eu recomendo capturar uma Oddish ou uma Bellsprout. Enfrente Misty com um Pokémon do tipo grama ou elétrico, que será fácil. Nesse momento, esqueça Squirtle, Charmander e Geodude, se você o pegou. Terão pouca chance contra a Staryu nível 18 e a Starmie nível 21 de Misty. É preciso tomar cuidado com Starmie, ela tem um golpe Bubblebeam que tira MUITO da sua vida. Se vencer Misty, ganhará a INSÍGNIA DE CASCATA, que te permite usar a técnica CUT dentro e fora das batalhas e faz todos os Pokémons abaixo do nível 30 te obedecerem. Detalhe: se você for na casa à noroeste, há um cara explicando para que serve cada insígnia. Depois da explicação, saia por aquela porta na parte superior da casa. Se você ficar andando de um lado para outro, de cima para baixo e apertando A, você encontrará uma Rare Candy, que eleva um nível do seu Pokémon.
Estrada para a casa de Bill
A CASA DE BILL
Depois de derrotar Misty, vá em direção ao norte da cidade, indo para a ponte. Gary te desafiará, mas ele não é tão difícil assim. Vença-o e enfrente todos os treinadores da ponte. No final desta, haverá um cara da Equipe Rocket. Pegue o Nugget dele (venda o Nugget e ganhe $5000, ele não serve para nada mesmo) e vença-o. Vá para o mato no oeste e capture um Oddish (na versão vermelha) ou uma Bellsprout (na versão azul) e um Abra. Para capturar o Abra, apenas jogue uma Pokébola nele. Não é garantido, mas se você bater nele ele já desmaia (lembre-se: no jogo, Pokémons não morrem, apenas desmaiam). Vá para o leste para ir na casa de Bill, e você verá vários treinadores. Vença-os, não é difícil (dica: um rapaz estará bloqueando uma passagem onde há um item. Atraia-o para perto de você e vença-o. Depois, passe por trás dele e pegue o item). Quando chegar na casa de Bill, você verá um Pokémon, e não uma pessoa. Fale com o Pokémon e depois vá no computador e aperte A. Sairá uma pessoa dali, que é Bill. Fale com ele e ele te dará um S. S. Ticket, para pegar o navio S. S. Anne. Saia da casa de Bill, espere um tempo e volte para lá. Vá no computador dele e veja Eevee, Flareon, Jolteon e Vaporeon. Volte para Cerulean e note que o policial na frente da casa se moveu. Entre na casa, saia por cima e verá um ROCKET! Vença-o e ganhe o TM28, Dig (dica: se você pegou um Sandshrew (versão azul) à esquerda da cidade, é o melhor Pokémon para se ensinar a técnica). Vá para o sul, capture um Meowth (azul) ou um Mankey (vermelha) e entre na passagem subterrânea para Vermillion (há um Full Restore escondido no subterrâneo, repita o processo da Rare Candy).
Vermilion City
Chegando em Vermilion, cure seu Pokémon e vá para esquerda, na casa do Fishing Guru (guru da pescaria). Ganhe um Old Rod dele e capture uma Magikarp com o item (você pode achá-la ridícula, afinal seus golpes não fazem efeito. Mas evolua-a e conseguirá um Gyarados, Pokémon fortíssimo que é uma mistura de água com voador). Depois, vá no Pokémon Fan Club à esquerda e abaixo, converse com o líder do clube e ganhe um Bike Voucher, que troca-se por um bicicleta. Depois, troque com uma menina um Spearow por um Pokémon raro, Farfetch'D. Então volte para Cerulean, pegue sua Bike e volte de novo para Vermilion. Desça a "ponte" e entre no S. S. Anne.
S.S. Anne
No S.S. Anne, você encontrará ótimos treinadores de Pokémon e Gary. Vença-os e então procure o capitão do navio. Converse com ele e ele te dará o HM 01, CUT. Atenção: se você for na cozinha do navio, achará uma Great Ball dentro do lixo. Não se esqueça de pegar todos os itens dentro das salas do navio. Depois de fazer tudo isso, volte para Vermilion.
Vermilion City 2
De volta a Vermilion, vá ao ginásio da cidade. Resolva o enigma das latas de lixo (descubra a primeira e a segunda estará bem próxima. Você precisa descobrir quais são as duas) e enfrente o Tenente Surge. Ele usará um Voltorb nível 21, um Pikachu nível 18 e um Raichu nível 21. Charmander ou Bulbasaur são boas pedidas, mas Squirtle perderá fácil. Se não tiver Charmander ou Bulbasaur, use Sandshrew, Geodude, Bellsprout ou Oddish. Se vencer Surge, ganhará a INSÍGNIA DO TROVÃO (Thunderbadge), que te permite usar a técnica FLY e aumenta a velocidade dos seus Pokémons um pouco. O próximo passo é entrar na Diglett's Cave, à direita da cidade. Leve Pokébolas com você.
Diglett's Cave
Não há muita coisa a fazer aqui, mas ande na sua bike e capture um Diglett e talvez um Dugtrio. Saindo da caverna, encontrará uma casa. Nela, você pode trocar um Abra por um Mr.Mime, Pokémon raro. Num prédio, achará um ajudante do Prof. Oak, que te dará o HM 05, com a técnica FLASH. Pegue também os itens que estão mais para baixo (precisará usar CUT), entre eles uma Moon Stone. Feito isso, volte para Vermilion e enfrente o Mini-Labirinto.
Mini-Labirinto
O Mini-Labirinto também não é das coisas mais úteis. Apenas enfrente os treinadores espalhados por ali para ganhar pontos de experiência, e capture Sandshrew (azul) ou Ekans (vermelha), Spearow e Drowzee. Detalhe: o mini-labirinto é o único lugar onde pode-se capturar Drowzee, portanto APROVEITE! Agora volte para Cerulean City e rume para o Rock Tunnel. Na estrada, encontrará alguns treinadores, enfrente-os e ganhe pontos de experiência.
Rock Tunnel
Antes de entrar no Rock Tunnel, você encontrará um riozinho (memorize-o: navegando nele você encontrará o lugar onde está Zapdos), a grama alta e um monte de pedrinhas daquelas que você pode passar por cima. Cure seu Pokémon no Pokémon Center abaixo, então volte para cima e capture um Voltorb. Equipe o FLASH em um Pokémon (eu usei no Drowzee, mas você pode colocá-lo em vários outros, entre eles Voltorb e Pikachu) e entre no Rock Tunnel. Use o FLASH lá dentro. O labirinto não é tão confuso, dá para passar por ele sem problemas. Você encontrará vários treinadores dentro do túnel, entre eles vários Pokémaniacs, com Pokémons raros. Vença todos para ganhar pontos de experiência, mas tome cuidado: não esqueça que o limite dos seus Pokémons é o nível 30. Dentro do túnel, aparecerão Zubat, Geodude, Machop e Onix. Para Onix, prefira usar aquela Great Ball encontrada no lixo do S.S. Anne: é muito difícil de capturá-la.
Lavender Town
Saindo da caverna, você encontrará diversos treinadores de Pokémon. Não é obrigatório lutar com eles, apenas vá para baixo e cure seu Pokémon no Pokémon Center. Compre algumas Great Balls para o "episódio" seguinte. Detalhe: se você se arrependeu de algum apelido que deu para um Pokémon, entre numa das casas e converse com o NAME RATER. Você pode mudar os apelidos dessa maneira. Vá para a esquerda, enfrente alguns treinadores e capture um Vulpix (azul) ou um Growlithe (vermelha). Entre na passagem subterrânea para ir à cidade de Celadon.
Celadon City
Chegando em Celadon, a primeira coisa que você deve fazer é derrotar Erika, a líder do ginásio Pokémon da cidade. É preciso ter um Pokémon com a técnica CUT, primeiro para ter acesso ao ginásio, depois para ter acesso a Erika. É necessário enfrentar pelo menos 3 treinadores antes de chegar a Erika. Eu recomendo trazer um ou dois Pokémons de fogo e um ou dois Pokémons voadores. Portanto, leve Charmeleon (ou Growlithe ou Vulpix, se começou com outro) e Pidgeotto (ou Fearow) para enfrentá-la. Vencendo Erika, você ganha a INSÍGNIA DO ARCO ÍRIS (Rainbowbadge), que faz os Pokémons até o nível 50 obedecerem e te permite usar a técnica STRENGHT dentro e fora da batalha. Agora saia do ginásio e vá na mansão da cidade de Celadon. Converse com todo mundo lá dentro e saia. Feito isso, dê a volta POR CIMA do Centro Pokémon e entre na mansão pela porta dos fundos. Suba as escadas e entre na casinha. Pegue o Eevee ali e converse com o cara. Vá embora. Já fora da mansão, entre na loja de departamentos da cidade de Celadon. Aqui estão algumas coisas importantes que você deve fazer lá dentro: 1-) Compre Great Balls, Revives e outros itens importantes no 2º andar; 2-) Vá ao 3º andar e converse com o balconista. Ele te dará o TM18, com a técnica COUNTER (um golpe forte); 3-) No 4º andar, compre várias Elemental Stones, que servem para evoluir alguns Pokémons (consulte a Pokédex para descobrir quais Pokémons evoluem com essas Elemental Stones); 4-) No 5º andar, suba uma escada que dá acesso ao telhado. Lá, compre os três refrigerantes e entregue-os para a menininha. Ela te dará TMs em troca, que são: TM 13 (Ice Beam), TM 48 (Rock Slide) e TM 49 (Tri Attack). Compre uma Fresh Water extra, e NÃO USE-A! Agora saia da loja e vá para a esquerda. Há um Snorlax dormindo ali, mas não se importe: corte o pequeno arbusto e suba. Atravese o posto com o velho lá e entre na casinha. Você ganhará o HM 02, FLY. Ensine-o para um Pidgeot, Fearow ou o Farfetch'D, se você usá-lo. Agora, pegue um Coin Case numa casinha no sul da cidade. Vá para o Game Corner e enfrente o Rocket. Vença-o e aperte a alavanca. Uma escada se abrirá à direita. Você chegará ao porão do Game Corner. Resolva os quebra-cabeças com aquelas direções malucas e vença os Rockets. Um deles vai te entregar a Lift Key, que serve para usar o elevador. Use-o e vá para o 4º subsolo. Vença os Rockets e terá o seu primeiro confronto com Giovanni. Ele usará uma Onix, um Rhydon e uma Kangaskhan. Ganhe dele e receberá o Silph Scope, máquina que serve para identificar fantasmas. Feito isso, voe para Lavender Town.
Lavender Town 2
Nada mudou, apenas cure seus Pokémons e entre na Pokémon Tower. Enfrente (e capture!) os Gastlies, Haunters e Cubones dentro do torre. Terá que vencer também as Channelers, que treinam Pokémons fantasmas e estão possuídas. No último andar, antes de subir a escada, encontrará um Marowak. Não pode capturá-lo, apenas faça-o desmaiar (Pokémons não morrem!) e suba a escada. Ganhe dos Rockets e fale com o velho senhor, que se chama Mr. Fuji. Ele o levará para sua casa e dará a Poké Flauta, que serve para acordar Pokémons adormecidos. Agora você pode tentar capturar o Snorlax em Celadon, mas não faça-o desmaiar: existem apenas dois deles no jogo. É hora de ir para Saffron.
Saffron City
Eu não falei para preservar a Fresh Water? Agora o guarda te deixará passar e entrar em Saffron. Primeiro, vença os treinadores de Pokémons lutadores no Dojo. Você ganhará como prêmio ou um Hitmonchan ou um Hitmonlee, ambos no nível 30. Infelizmente, antes de enfrentar Sabrina, a mestra do ginásio Pokémon da cidade, você deve salvar Saffron. Entre no prédio da Silph (não se preocupe, o guarda deixará você passar: ele está dormindo!) e vá direto para o 5º andar, para evitar batalhas (a menos que você queira desafiar pessoas, mas aí vai ter confusão). Entre no teletransportador lá em baixo e você chegará a uma sala. Lá, entre de novo no teletransportador. Você vai voltar ao 5ºandar, mas agora experimente ir para baixo. Ganhe do Rocket , pegue o Card Key, entre no teletransportador à esquerda, chegue na sala, entre no transp. e desta vez vá para cima. Entre no transp. de cima e esquerda e vai chegar a outro andar. Vá para direita e para baixo, abra as portas da esquerda com o Card Key e vai chegar numa salinha com uma mesa bem no centro e um transp. . Entre nele e encontrará Gary. Vença-o e converse com o homem ao lado. Ele te dará Lapras, um ótimo Pokémon água/gelo. Entre no outro transp, de baixo, e enfrente o Rocket. Entre na sala e enfrente Giovanni. Use nele Pokémons aquáticos, de grama ou voadores, pois ele usa Pokémons tipo solo (EVITE AO MÁXIMO OS POKÉMONS ELÉTRICOS!). Você ganhará uma Master Ball do presidente da empresa. GUARDE-A no seu PC, pois depois ele será imprescindível para capturar Mewtwo. Agora os Rockets caíram fora e você pode enfrentar Sabrina. Ela usa Pokémons Psíquicos, que têm poderes poderosos, como Psychic e Psywave. Entre nos portais para chegar a ela. Seus Pokémons precisam estar pelo menos no nível 40, pois Sabrina usa Kadabra nv.38, Mr. Mime nv.37, Venomoth nv.38 e Alakazam nv.43. Usar Pokémons fantasmas contra ela é sucesso garantido, mas evite Pokémons tipo Veneno (como Bulbasaur) e lutador (Primeape ou o Hitmonchan/lee). Vencendo Sabrina, você recebe a INSÍGNIA DO PÂNTANO (Marshbadge), que te permite usar Pokémons até o nível 70. Agora, vá ao sul de Lavender Town, na zona de pesca. Memorize onde está Snorlax ( para depois capturá-lo com uma Ultra Ball, conseguida em Fuchsia, próxima cidade) e na casinha do meio do caminho ganhe o Super Rod, que serve para pescar. No caminho de Fuchsia você pode capturar: Ditto, Venonat, Bellsprout e Weepinbell (azul), Oddish e Gloom (vermelha), Pidgey, Pidgeotto e Doduo. Vale lembrar que você pode ir a Fuchsia por outro caminho, indo pela Cycling Road à esquerda de Celadon. Ali você encontrará, de bom, Doduo, Fearow e Raticate, e o caminho é bem mais fácil. Porém, dê adeus a Snorlax e ao Super Rod.
Fuchsia City
Agora que você chegou a Fuchsia City, a primeira coisa a fazer é derrotar Koga, o mestre o ginásio local. Ele usa Pokémons venenosos, portanto um Pokémon do tipo solo ou psíquico dão conta do recado. Koga usará Koffing (nv.37), Muk (nv.39), Koffing (nv.37) e Weezing (nv.43). Vencendo-o, ganhará a INSÍGNIA DA ALMA (Soul Badge), que te permite usar a técnica SURF dentro e fora das batalhas. Além disso, aumenta um pouco a defesa dos seus Pokémons. Saia do ginásio e explore a cidade. Numa casa no sudeste da cidade está uma casinha com um parente do Fishing Guru. Ele te dará o Good Rod (se você fez o primeiro caminho para Fuchsia, você já tem a melhor vara, que é a Super Rod. Se tiver, esqueça o Good Rod). Depois de vê-lo, vá conhecer o Safari Zone, no norte da cidade. É o único lugar para capturar alguns Pokémons, como Tauros (apenas jogue Safari Balls nele), Chansey (mesmo esquema), Exeggcute (uma comida, uma rocha e uma Safari Ball para a captura), Scyther (prefira comprá-lo em Celadon, ele só está disponível na versão vermelha), Pinsir (mesma coisa, só que a versão é a azul), Dratini (pesque-o com o Super Rod e atire Safari Balls), Kangaskhan (atire Safari Balls), Rhyhorn (Safari Balls nele!) e Venomoth (faça o que quiser). Prefira capturá-los depois, porque antes você deve procurar a Casa Secreta (Secret House). Para achá-la, proceda da seguinte maneira: de onde você começa, vá para a direita, onde existem setas azuis apontando. Na área seguinte, suba pela escada (a primeira) e desça pelo outro lado no qual você não podia chegar. Vá para cima e depois para a direita, até chegar a uma escada. Suba-a e desça do outro lado. Vá para direita, cima e depois esquerda (ou seja, dê a volta) e vá para o lugar indicado pelas setas azuis. Nessa área, CUIDADO! NÃO suba na primeira escada que você ver, pois ela te levará a um espaço inteiro em branco. NÃO subindo, vá para a esquerda e suba PELA OUTRA escada e vá para esquerda e para baixo, até descer pela outra escada. Escada descida, vá para cima o máximo depois para direita, suba um pouco e vá para a esquerda o máximo. Desça tudo até sair pelas setinhas azuis. Você chegou à área da Secret House! Mas antes de entrar lá, pegue a bola com o item Gold Teeth, que ajudará Warden a falar. Agora entre na Secret House e receba o HM 03, com SURF! Ensine já SURF para seu Pokémon e beleza: depois de sair do Safari Zone, volte para pegar os itens e os Pokémons que você deve pegar. Feito isso, vá na casa de Warden (vizinho do pescador) e entregue-o o Gold Teeth. Ele te dará o HM 04, que contém Strenght. Ensine-o a um Pokémon e tire aquela pedra do caminho. Você pegará uma bola com o item Rare Candy! Bom, chega de Fuchsia City. Primeiro, voe para Pewter City, corte um arbusto próximo ao museu, entre na "casa" ao lado do museu. Lá dentro, encontrará três cientistas. Com um deles, você conseguirá o item Old Amber, usado para conseguir Aerodactyl. Fique de olho: essa é uma ótima hora para conseguir Zapdos. Vá para Cerulean e pegue a estrada para o Rock Tunnel, mas não entre no túnel: SURFE pelo riozinho de cima, acompanhando o fluxo. Você vai parar na frente de um prédio, que é a Power Plant. Enfrente o Pokémaniac e entre lá. Você encontrará Magnemite, Magneton, Votorb, Electrode, Pikachu, Raichu (azul) e Electabuzz (vermelha). Zapdos está na parte noroeste da fábrica, portanto no começo vá bastante para a direita e depois para a esquerda. Para capturar Zapdos, faça-o dormir (ou congele-o com o Lapras ou com uma Jynx, que é trocada por um Poliwhirl em Cerulean) e capture-o com uma Ultra Ball. Volte para Fuchsia e vá para baixo. Agora rumo às Seafoam Islands.
Seafoam Islands
Saindo da parte sul de Fuchsia, vá SURFANDO para o sul e para o oeste. Você encontrará uma ilha com duas "cavernas": Seafoam Islands. Nas Seafoam Islands, você tem dois objetivos: 1-) Capturar o super-raro-e-poderoso pássaro lendário Articuno (meu Pokémon preferido); 2-) Encontrar a saída para o outro lado da ilha, que dará acesso à ilha de Cinnabar. Seafoam é cheia de Pokémons novos, e também um dos labirintos mais chatos do jogo. Os dois últimos andares são cobertos por uma correnteza tão forte que é impossível surfar por ali. Assim que entrar na caverna, vá para a direita e para cima. Você verá uma pedra. Empurre-a para o buraco, utilizando a técnica Strenght. Agora, entre no buraco. Repita o processo nos outros andares que você cair, até chegar na água. Você será levado pela correnteza até um outro lugar. Suba a escada, depois vá para a esquerda e para baixo e entre na outra escada. Você vai chegar a um lugar com quatro pedras. Empurre uma em cada buraco e caia neste. Você vai aparecer na água. Vá para cima e suba num lugar com um pássaro.
Ele é Articuno, o pássaro lendário Pokémon de gelo. Para derrotá-lo, use técnicas como Sleep Powder, Sing, Hypnosis e Lovely Kiss, que servem para dormir. Mas você ainda não consegue sair da ilha. Por isso, volte ao começo dela pelas escadas, indo até a entrada. Não saia: suba a escada e apareça do outro lado, onde há uma pedra e um buraco. Repita o processo das outras pedras até cair na água. Pronto! Agora não há mais correnteza, e você pode surfar até um terreno no sudoeste daquele onde haviam as quatro pedras. Suba as escadas e saia das ilhas. Vale lembrar que nessas ilhas você encontrará Seel, Slowpoke, Psyduck, Golduck, Horsea (vermelha), Krabby (azul), Zubat, Golbat, Shellder, Staryu, Kingler (azul), Dewgong, Seadra (vermelha) e Slowbro. Agora, rumo a Cinnabar Island.
Cinnabar Island
Saindo das Seafoam Islands, SURFE para o oeste, vença alguns treinadores no caminho e enfim você estará em Cinnabar Island. Primeiro, leve seus Pokémons ao Pokémon Center. Depois, vá no prédio ao lado do Pokécenter. Esse prédio é um centro de pesquisas Pokémon. Na 3ª porta da esquerda para a direita, haverá um cara querendo ressuscitar Pokémons fósseis. Leve o Helix/Dome Fossil e o Old Amber para ele. Espere um tempo fora do prédio e quando voltar, seus Pokémons novos estarão vivos! Compre alguns Burn Heals, um Escape Rope, algumas Ultra Balls e salve. Entre no prédio no noroeste da ilha (o de cima), e suba na primeira escada que ver. No outro andar, vá para cima e suba a outra escada. No 3º andar, vá um pouco para baixo e para direita. Você verá uma "escultura" Pokémon. Aperte A na frente dela e diga YES. Agora, vá para a direita e "pule" do lugar sem grades (é só ir para frente). Você voltou ao 1º andar. Agora, você verá uma escada para baixo: desça-a. Aparecerá em outro andar. Agora entre na salinha à esquerda e acione a alavanca. Saia pela esquerda e entre na "sala" à direita (se quiser, lute com o cientista). Acione a alavanca do 1º lugar e vá para a esquerda.
Pegue a Secret Key, volte pela direita e acione a alavanca novamente. Saia dali por perto do cientista, entre na sala pequena da esquerda e acione a alavanca novamente (complicado!). Saia da salinha e suba a escada. Agora, saia do lugar indo para cima e para a direita, depois para baixo (para evitar todo esse processo de fuga, compre um Escape Rope). Vale dizer que no prédio você pode capturar Koffing, Weezing, Growlithe (vermelha), Grimer, Muk, Vulpix(azul), Magmar (azul) e Ponyta. Agora, você pode entrar no ginásio da cidade. Você verá que todas as passagens estão bloqueadas, para desbloqueá-las você tem duas alternativas: ou você enfrenta todos os treinadores do ginásio ou você responde as perguntas indagadas pelas máquinas, que aliás são bem difíceis. Blaine usa Growlithe nv.42, Rapidash nv.42, Ponyta nv.40 e Arcanine nv.47. Se você escolheu Bulbasaur, o tempo vai fechar para você. Porém, com Squirtle será bico, use apenas golpes aquáticos e vença a partida. Com um Charmander bem preparado, você também pode ganhar: apenas use golpes normais, como Slash ou Strenght (que eu ensinei para o meu) e esqueça os golpes de fogo. Resumindo: use água, solo, rocha ou fogo sem golpes de fogo; e evite grama, gelo e inseto. Ganhando a INSÍGNIA DO VULCÃO, as habilidades especiais dos seus Pokémons melhoram um pouco.
Viridian City 2
Com a sétima Insígnia na jaqueta, é hora de concluir seu serviçono último ginásio, o de Viridian City (estava fechado no início do jogo, lembra?). Voe para lá e entre no Ginásio. Esse ginásio é cheio de corredores, teletransportes e treinadores, dos quais apenas poucos são obrigatórios. O mestre deste Ginásio é (tchantchantchantchan...) Giovanni! Ele usará 5 Pokémons do tipo solo: Rhyhorn nv.45, Dugtrio nv.42, Nidoqueen nv.43, Nidoking nv.45 e Rhydon nv.50. A batalha será difícil se os seus Pokémons estiverem abaixo do nível 50, portanto ganhe bastante experiência antes de encarar essa luta. Use uma equipe formada por bichos do tipo grama, água e gelo para obter uma vitória fácil (eu usei Exeggutor, Starmie e Articuno contra todo mundo. Não perdi sequer um ponto de vida...). Se vencer Giovanni, ganhará o TM 27 (técnica Fissure) e a Insígnia da Terra (Earthbadge), que faz com que TODOS os Pokémons te obedeçam!
Pokémon League/Victory Road
Este é seu último desafio para provar a todos suas habilidades como treinador Pokémon. Para isso, você deverá enfrentar os 4 melhores treinadores do mundo, conhecidos como a Elite 4. Compre alguns itens de resrva e saia de Viridian pelo lado esquerdo. No meio da Rota 22 você será obrigado a enfrentar Gary mais uma vez. Se tiver problemas nesta luta, quer dizer que ainda não está pronto para encarar a batalha final, então treine um pouco mais. Você só conseguirá entrar no QG da Liga Pokémon se tiver conseguido as 8 insígnias. Depois de um longo caminho estará a entrada da caverna chamada Victory Road. O segredo aqui é usar a técnica Strenght para empurrar pedras para cima de botões que liberam novos caminhos. Existem dois caminhos, um para chegar ao pássaro Moltres (use Articuno para congelá-lo com o Ice Beam, mas ele não pode estar muito poderoso. Se estiver, use Hypnosis contra ele, mas não use Sleep Powder, porque é um ataque de planta, que não tem efeito sobre Pokémons de fogo) e outro para sair dali. Para conseguir Moltres, faça o seguinte: 1-)mova (com Strenght) a pedra da esquerda para o botão que fica na direita, logo na entrada. Agora suba na escada e desça pela outra escada. Suba a escada preta e vai aparecer em outro andar; 2-) mova a pedra até o botão do canto superior esquerdo e desça a escada preta. Você aparecerá onde Moltres está. Capture-o e volte à escada.
Recoloque a pedra no botão do canto superior esquerdo, vá para a direita e para baixo e suba a escada para a "montanha". Desça pela outra escada, vá para baixo e empurre a pedra para o buraco. Agora no outro andar empurre a pedra para o botão. Suba a escada para a montanha e suba a escada preta. Vá subindo as escadas até sair da Victory Road e pronto! Os Pokémons que você pode encontrar na Victory Road: Machop, Machoke, Geodude, Graveler, Zubat, Golbat, Onix, Marowak e Venomoth. Alguns estão por volta do nível 41, portanto cuidado! Outra coisa: os treinadores que você enfrentará na estrada são fortíssimos! Portanto, é bom ter um bom abastecimento de itens.
A Elite 4
Finalmente, o momento da batalha final. No Indigo Plateau você terá a chance de recarregar suas energias, comprar algumas provisões para o combate final e escolher os seus Pokémons mais bem preparados e experientes (para enfrentar os treinadores, eu recomendo usar a seguinte equipe: Charizard, Nidoking, Articuno, Beedrill, Blastoise e Exeggutor. Se não tiver Blastoise, substitua por Starmie). Abasteça-se bem, porque uma vez começada a briga, não há mais como sair. Você enfrentará os 4 melhores treinadores da Liga, cada um especializado em um tipo de Pokémon. À medida em que você derrotar cada um, a porta para o dessfio se abrirá. Este é o momento pelo qual você se preparou o jogo inteiro, então faça o melhor que puder! A primeira é Lorelei, treinadora de Pokémons de gelo. Seus Pokémons são Dewgong nv.54, Cloyster nv. 53, Slowbro nv.54, Jynx nv.56, e Lapras nv.56. Use um Pokémon elétrico ou de planta no 1º ao 3º e no 5º, e um de fogo no 4º. A especialidade de Bruno, o próximo, são Pokémons do tipo lutador e rocha. Os Pokémons usados são: Onix nv.53, Hitmonchan nv.55, Hitmonlee nv.55, Onix nv.56 e Machamp nv.58. Use Pokémons de gelo ou água no 1º e 4º e voador no resto (Articuno é perfeito por aqui). Agatha é a próxima. Ela usa Pokémons 3 fantasmas/venenosos, um voador/venenoso e um venenoso, portanto use ataques do tipo solo, como Dig, Fissure e Earthquake. Agatha usa: Gengar nv.56, Golbat nv.56, Haunter nv.55, Arbok nv.58 e Gengar nv.60. O último é Lance, o treinador de Pokémons Dragão, todos com nível 56+. Use Pokémons do tipo Gelo e Dragão contra ele, que a batalha será moleza. Ele usa Gyarados nv.58, Dragonair nv. 56, Dragonair nv.56, Aerodactyl nv.60 e Dragonite nv.62.
Agora Gary
Para enfrentar Gary, seus Pokémons devem estar pelo menos no nível 65, caso contrário a luta será difícil. Gary sempre usará como seus três primeiros Pokémons Pidgeot nv.61, Alakazam nv.59 e Rhydon nv.61. Os três restantes mudam de acordo com qual Pokémon ele começou. Veja essa tabela para ver quais os últimos 3 Pokémons que ele usará contra você: Se você começa com: Os 3 Pokémons finais serão: Charmander Arcanine, Exeggutor e Blastoise. Squirtle Gyarados, Arcanine e Venusaur. Bulbasaur Exeggutor, Gyarados e Charizard. Eu uso Articuno contra o Pidgeot, Beedrill contra Alakazam, Blastoise contra Rhydon, Articuno contra Gyarados, Blastoise contra Arcanine e Charizard contra Venusaur. É fácil ganhar desse modo.
Campeão da liga/Unknown Dungeon
Esse último labirinto só fica disponível depois que você finalizar o jogo. Após os créditos finais, escolha a opção Continue para retornar ao jogo. Você recomeçará em Pallet Town. Voe até Cerulean City e cure os seus Pokémons no Pokémon Center. Siga para a rota 24 e entre na água usando o SURF. Desça até uma caverna afastada. Este é o Unknown Dungeon, lar do preciosíssimo Mewtwo,o Pokémon nº150, desenvolvido em laboratório. Para encontrá-lo, desça até o nível mais baixo do subterrâneo e nade até o canto inferior esquerdo. O único modo garantido de capturar Mewtwo é usando a Master Ball, que você conseguiu com o presidente da Silph Co. Se você tiver ela na mão, nem se preocupe em lutar: arremesse-a direto. Caso já tenha gastado, congele-o e jogue umas Ultra Balls. Detalhe: nessa caverna, você pode capturar Dodrio, Venomoth, Kadabra , Rhydon, Marowak, Electrode, Chansey, Wigglytuff, Ditto, Parasect, Raichu, Arbok (vermelha), Sandslash (azul), Golbat, Hypno e Magneton.
Celadon City 2
Depois de capturar os 150 Pokémons, vá para Celadon City, depois na mansão da Game Freak. Vá ao 3º andar e converse com o cara que não está no PC: ele te dará um certificado de excelência, comprovando a captura dos 150 Pokémons. Parabéns!
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